MGI Research

Construção de novos negócios em 2022: a geração de crescimento em um período de volatilidade

| Artigo para Discussão

Observação: Nós nos empenhamos ao máximo para manter o espírito e as nuances originais de nossos artigos. Porém, pedimos desculpas desde já por quaisquer erros de tradução que você venha a notar. Seu feedback é bem-vindo através do e-mail reader_input@mckinsey.com

Principais resultados

  • Oito em cada dez CEOs entrevistados mencionam a construção de novos negócios como uma das cinco principais prioridades, apesar do recente aumento da volatilidade econômica.
  • Os líderes empresariais entrevistados relatam que sua empresa está construindo 50% mais novos negócios por ano do que dois a cinco anos atrás.
  • Esses líderes dizem que cada dólar de receita proveniente de novos negócios gera quase o dobro de valor empresarial (enterprise value) em comparação com cada dólar de receita proveniente do negócio principal.
  • A expectativa de 63% dos líderes empresariais entrevistados é de que seu investimento na construção de novos negócios aumentará a partir dos atuais 5% da receita.
  • As organizações precisarão mais do que dobrar sua taxa de construção de negócios para atender à expectativa dos líderes de que 29% da receita venha de novos negócios em 2027.
  • As respostas indicam que os novos negócios construídos por grandes organizações estabelecidas geram atualmente $ 5 trilhões em receita e que isso pode saltar para $ 30 trilhões em cinco anos (vide box “A construção de novos negócios e a economia”).

Mais insights da McKinsey em português

Confira nossa coleção de artigos em português e assine nossa newsletter mensal em português.

Navegue pela coleção


Nos últimos três anos em que entrevistamos executivos sobre a construção de novos negócios, observamos uma mudança notável no ponto de vista deles sobre o tema: os resultados de 2020 mostraram o quanto os líderes empresariais estavam passando a priorizar a construção de novos negócios.1 Já os da pesquisa do ano seguinte captaram as ideias deles sobre o valor estratégico dessas iniciativas, bem como os potenciais fatores de sucesso2, e a última Pesquisa Global da McKinsey sobre construção de novos negócios constatou que os mercados também estão reconhecendo o valor dos novos negócios.3

A última pesquisa, que reuniu respostas de mais de mil líderes empresariais de 75 países, mostra que as empresas que fizeram da construção de negócios uma das principais prioridades estratégicas cresceram mais rapidamente do que outras organizações durante este ano de alta volatilidade econômica. Em uma iniciativa para gerar novas receitas e capturar mais participação de mercado, elas estão criando novos produtos, serviços ou negócios que exigem que elas desenvolvam novas capacidades. Ao fazerem isso, elas estão se preparando para ser recompensadas pelo mercado: o múltiplo do valor empresarial referente à receita de negócios novos relatada é quase o dobro em relação ao múltiplo referente à receita do negócio principal.

Os líderes empresariais entrevistados dizem que sua empresa já está investindo uma parcela significativa da receita em novos negócios e construindo mais negócios agora do que há apenas alguns anos. Porém, para atenderem à expectativa dos entrevistados no que diz respeito à parcela da receita que virá de novos negócios construídos nos próximos cinco anos, as empresas – sobretudo as maiores, com receita anual igual ou superior a $ 1 bilhão – precisarão aumentar rapidamente o número de negócios que constroem e elevar suas taxas de escalonamento e sucesso. Os resultados mostram que as empresas enxergam uma ampla gama de novas oportunidades de negócios. Nossa pesquisa também aponta para as melhores práticas que diferenciam os novos negócios bem-sucedidos daqueles que apresentam baixo desempenho ou que são interrompidos.


Os líderes empresariais mencionam que os mercados já reconhecem o valor da construção de novos negócios, e a escala dos investimentos indica que as organizações estabelecidas têm o potencial de liderar a próxima onda de inovação e disrupção em seu setor. Contudo, as empresas precisarão passar a construir muito mais negócios do que construíram até agora – e fazê-lo rapidamente, com maior investimento – a fim de atender à sua expectativa de receita para os próximos anos. Manter a abordagem atual não será suficiente. As empresas podem se aprimorar no escalonamento de novos negócios – e nossa avaliação é de que, como também mostram pesquisas anteriores, quanto mais novos negócios as empresas criam, melhores eles ficam. O desenvolvimento dessa capacidade crítica ao longo do tempo aumentará a avaliação e a longevidade delas.

Explore a career with us