Investindo no futuro da tecnologia: lições de empresas vencedoras

| Artigo

Observação: Nós nos empenhamos ao máximo para manter o espírito e as nuances originais de nossos artigos. Porém, pedimos desculpas desde já por quaisquer erros de tradução que você venha a notar. Seu feedback é bem-vindo através do e-mail reader_input@mckinsey.com

À medida que o conjunto de ferramentas tecnológicas ao alcance das empresas continua crescendo exponencialmente, o mesmo está acontecendo com a demanda relacionada ao papel da tecnologia nos negócios. As transformações tecnológicas não são eventos pontuais, mas sim uma realidade constante na vida corporativa.1 Segundo nossa última Pesquisa Global McKinsey com líderes de tecnologia e negócios,2 a maioria das empresas vem investindo em tecnologia tendo em mente o crescimento futuro e já está obtendo resultados positivos com o trabalho de transformação realizado até agora.

Mais insights da McKinsey em português

Confira nossa coleção de artigos em português e assine nossa newsletter mensal em português.

Navegue pela coleção

Ao mesmo tempo, os resultados indicam que ainda há uma disparidade significativa entre as melhores transformações tecnológicas e as demais. Analisamos atentamente as respostas das empresas financeiramente bem-sucedidas, que designamos como “empresas de melhor desempenho”.3 De acordo com os entrevistados, essas empresas estão mais adiantadas do que as outras na otimização dos seguintes aspectos de sua área de tecnologia, todos capazes de aumentar a probabilidade de sucesso de uma transformação tecnológica:

  • modernização da arquitetura e das plataformas
  • criação de um pool de talentos em tecnologia pronto para o futuro
  • eliminação de silos no modelo operacional
  • demonstração do valor comercial claro dos investimentos em tecnologia

Modernização da arquitetura e das plataformas

Para superarem a frequente lentidão da entrega de soluções de TI provenientes de arquiteturas e plataformas legadas,4 as empresas de melhor desempenho estão investindo mais do que as outras em tecnologias de ponta, entre as quais a nuvem.

Por meio de outras pesquisas, sabemos que a oportunidade da nuvem para os negócios é enorme, embora ainda esteja, em grande medida, inexplorada – e que a entrega via nuvem está fortemente correlacionada a altas margens de lucro. E, de acordo com nossa pesquisa, as empresas de melhor desempenho também sabem disso: três quartos delas afirmam estar adotando a nuvem em escala (ou seja, uma transformação completa ou em grande escala na qual todas as cargas de trabalho apropriadas são migradas e/ou refatoradas), em comparação com apenas um terço das outras. Isso bate com as descobertas de nossa pesquisa anterior, na qual 61% das empresas de melhor desempenho – em comparação com metade das demais – afirmaram estar investindo em infraestrutura, inclusive na nuvem.

De fato, os resultados indicam que a nuvem é a tecnologia avançada que vem sendo mais usada pelas empresas, embora as de melhor desempenho também sejam mais propensas a relatar que adotaram uma série de outras tecnologias – entre as quais IA (inclusive IA generativa), Internet das Coisas e computação de borda – durante a implementação de suas iniciativas tecnológicas (Quadro 1).

As empresas tendem a adotar uma abordagem de múltiplas nuvens, independentemente de seu desempenho financeiro, e o investimento global parece estar dando retorno. Apenas 8% dos entrevistados dizem que a migração para a nuvem não gerou nenhum valor comercial para sua empresa. Os entrevistados identificam uma série de benefícios da migração para a nuvem, todos eles mencionados com mais frequência pelas empresas de melhor desempenho (Quadro 2). O aumento da velocidade e da agilidade está no topo da lista, seguido do crescimento nos negócios, inclusive novas capacidades, que as empresas de melhor desempenho são quase duas vezes mais propensas a mencionar do que as outras.

Semelhantemente, as empresas de melhor desempenho costumam ter robustas capacidades de FinOps, ou seja, capacidades de gestão financeira que respaldam decisões sobre consumo da nuvem e a economia da nuvem em sentido mais amplo. Apesar de 52% desses entrevistados relatarem essas capacidades robustas (como funcionários em tempo integral específicos para FinOps; marcação de recursos; visibilidade moderada dos gastos com a nuvem; e recursos de previsão), em comparação com apenas 27% dos outros entrevistados, há espaço para melhorar. Somente 18% das empresas de melhor desempenho relatam capacidades de FinOps especializadas, como alta visibilidade dos gastos com a nuvem e previsão dinâmica.

Criação de um pool de talentos em tecnologia pronto para o futuro

Desenvolver um pool de talentos pronto para o futuro, com as habilidades necessárias para apoiar a estratégia tecnológica como um todo, continua sendo um tremendo desafio para muitas empresas. As de melhor desempenho estão enfrentando essa questão de forma direta, investindo substancialmente mais do que as outras em seu pessoal para garantir que suas estratégias tecnológicas e sua cultura organizacional estejam em sintonia.

De acordo com a pesquisa, elas estão adotando um número maior de estratégias de talentos do que as outras, concentrando-se, na maioria das vezes, em requalificação, treinamento e desenvolvimento em escala (Quadro 3). Na pesquisa anterior, apenas 28% das empresas de melhor desempenho (e 17% das demais) afirmaram ser muito eficazes em treinamento e desenvolvimento, o que parece ser um reflexo dos esforços das empresas de melhor desempenho para melhorar nesse aspecto fundamental. Além disso, as empresas de melhor desempenho são mais propensas do que as outras a dizer que vêm transformando seus talentos, parcerias e capacidades nos últimos dois anos – e mais propensas (50% ante 37%) a dizer que continuarão transformando sua gestão de talentos nos próximos anos.

No que tange às necessidades de contratação, os entrevistados das empresas de melhor desempenho e de todas as outras estão mais focados nas funções de segurança cibernética, seguidas das funções de gestão de projetos e/ou programas. Os entrevistados de empresas de melhor desempenho relatam um foco maior na contratação para funções relacionadas à nuvem: 28% dizem isso, ante 19% dos demais. Desde nossa pesquisa anterior, a expertise na área de nuvem também cresceu como prioridade de recrutamento nas empresas de melhor desempenho.

Eliminação de silos no modelo operacional

Em comparação com a pesquisa anterior, as empresas de melhor desempenho estão ainda mais à frente das outras em seu compromisso com a tecnologia – e nas formas de trabalho que dão melhor apoio a ela. Os entrevistados dessas empresas têm mais do que o dobro da propensão, em relação aos entrevistados das demais empresas, de dizer que suas equipes de engenharia são organizadas em modelos operacionais centrados em produtos ou em plataformas (Quadro 4). Além de eliminarem os silos entre tecnologia e negócios, esses tipos de modelo operacional geram uma série de benefícios empresariais, como a redução do tempo de colocação no mercado, a diminuição dos custos das soluções tecnológicas e o aumento da prestação de contas por parte tanto da área de negócios quanto da de tecnologia (para cumprir objetivos e resultados-chave, por exemplo).

Demonstração do valor comercial claro dos investimentos em tecnologia

De acordo com a pesquisa, as empresas de melhor desempenho são mais eficazes do que as outras na execução de iniciativas (ou “jogadas”) de transformação específicas e na obtenção do valor comercial que buscam a partir disso.

Com exceção de uma das oito jogadas sobre as quais perguntamos (modernização da infraestrutura), as empresas de melhor desempenho classificam sua área de tecnologia como mais eficaz. Além disso, elas planejam investir mais em quase todas as jogadas (Quadro 5), inclusive em segurança cibernética e talentos, tendo como foco principal continuar a moldar uma estratégia de negócios baseada em tecnologia. Mais uma vez, a única exceção é a modernização da infraestrutura, provavelmente porque essas empresas já vêm investindo nisso há muitos anos. No ano passado, descobrimos que a maioria das empresas de melhor desempenho havia se concentrado, nos últimos dois anos, em deixar seus alicerces prontos para o futuro.

Como descobrimos em nossa pesquisa anterior, o maior impacto que as empresas de melhor desempenho veem nas transformações tecnológicas continua sendo a criação de novas fontes de receita e o aumento da receita proveniente das fontes existentes (Quadro 6). Ao mesmo tempo, outras empresas parecem ter alcançado as de melhor desempenho em termos da capacidade de reduzir os custos empresariais e melhorar a experiência dos funcionários por meio de seus investimentos em tecnologia.5

As transformações tecnológicas se tornaram um aspecto permanente do ambiente de negócios atual, e é fundamental que as empresas saibam qual é a melhor forma de investir e usar essas tecnologias para atingir suas metas comerciais mais importantes. Para garantir o sucesso, as empresas devem seguir o exemplo das de melhor desempenho e se concentrar em eliminar silos no modelo operacional, modernizar sua arquitetura, alinhar a estratégia tecnológica e a cultura organizacional, e demonstrar valor comercial – todos fatores vitais para o sucesso da transformação.

O futuro da tecnologia é promissor: seu papel nos negócios é cada vez mais crucial, e os hábitos das empresas de melhor desempenho vêm ajudando-as a superar dificuldades significativas em obter valor das transformações tecnológicas. Com muito mais inovação pela frente e muito mais benefícios a serem colhidos, é hora de todas as empresas fazerem suas apostas tecnológicas para o futuro, especialmente na nuvem e na gestão de talentos.

Explore a career with us